VALUATION

Profile Profile • 16 de setembro de 2019

Valuation

O SEBRAE define Valuation como:

Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.

Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais, por exemplo, nos quais os bens precisam ser divididos.

Os responsáveis pela valuation analisam os vários componentes da empresa em questão e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, a exemplo da própria marca, do relacionamento com o cliente ou da tecnologia da empresa.

Utilizar essa ferramenta de análise de seu negócio tem vários benefícios, tais como:

ü Identificar as características que o valorizam;

ü Entender aspectos que o fazem valer menos;

ü Saber quanto pode ser investido;

ü Entender o crescimento ao longo dos anos;

ü Negociar, de forma justa, o valor da empresa.

Métodos de Valuation – Qual o melhor?

Fonte: https://portaldovaluation.com.br/blog/metodos-de-valuation/

 

De todos os métodos de valuation que existem, qual o melhor método para calcular o valor de marca ou de uma empresa?

A resposta mais adequada é, depende!

Cada um dos métodos de valuation existente possui seus pontos positivos e negativos na avaliação da empresa. 

É difícil escolher qual o melhor método de valuation porque cada um faz a avaliação de empresas de forma diferente e conforme uma ótica própria.

Avaliar um negócio requer que você estude cuidadosamente a empresa em uma série de fundamentos, se aprofundando na análise financeira da mesma. 

Os avaliadores profissionais lidam com a avaliação de negócios de três maneiras, que eles chamam de abordagens:

1.      Abordagem de ativos: ajudam a descobrir o valor da empresa com base nos valores de mercado de seus ativos.

2.      Abordagem de renda: permitem estimar o valor da empresa com base em sua capacidade de ganho e risco

3.      Abordagem de mercado: Se concentram na comparação de seu negócio com empresas semelhantes que venderam recentemente.

Os consultores de valuation recomendam usar mais de um método para calcular o valuation de uma empresa. 

Os métodos de valuation podem ser combinados de forma a trazer mais solidez ao resultado da avaliação de empresas.

Todos esses métodos têm uma visão diferente para calcular o valor do negócio. 

No entanto, não se pode dizer qual o melhor método de valuation, porque não existe um melhor que outro e sim o mais adequado para determinado contexto.

É por isso que selecionar vários métodos de avaliação é a melhor maneira de criar uma avaliação de negócios sólida.

Tendo a sua disposição várias abordagens e opções, quais os métodos de valuation de empresas você deve escolher? 

Isso depende da sua situação e contexto específicos.

Avaliação Inicial – Avaliar Seu Potencial Futuro

A melhor abordagem para o valuation de uma empresa com pouco tempo de vida é a abordagem por renda. 

valor de mercado de uma empresa ainda jovem depende de seu potencial para gerar ganhos futuros com um risco aceitável. 

Nesse contexto, a abordagem por mercado não seria a ideal, pois a maioria das vendas de negócios comparáveis envolve empresas estabelecidas.

Já um dos métodos de valuation, que é baseado em ativos, se concentra em estabelecer o valor do negócio com base em ativos otimizados e comprovados.

Para construir uma base de ativos valorizada e confiável demanda tempo, o que seria um desafio para empresas em estágio inicial.

Um dos melhores métodos de valuation para esse cenário é o método de Fluxo de Caixa Descontado

O método de fluxo de caixa descontado é usado para calcular o valor do seu negócio com base em suas previsões de ganhos. 

Além disso, você pode refazer o valuation para várias dessas previsões, cada uma com seu próprio perfil de risco representado pela taxa de desconto apropriada.


Adicione uma legenda relacionada à imagem e ao conteúdo do blog.

Valuation

Por Profile Profile 16 de setembro de 2019
Este é o subtítulo do seu post novo
Por Profile Profile 16 de setembro de 2019
Este é o subtítulo do seu post novo
Por Profile Profile 16 de setembro de 2019
Este é o subtítulo do seu post novo