Você administra seus negócios.
Nós cuidamos do resto.
BPO FINANCEIRO
BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.
BPO FINANCEIRO
Em um cenário de especialização cada vez maior, os empreendedores precisam se cercar de soluções periféricas que abram espaço à dedicação integral ao core business.
Muitas vezes você deve se perguntar: Meu negócio ainda é pequeno, estou iniciando, consigo dar conta das demandas financeiras durante a noite ou final de semana? Não tenho uma pessoa específica para isso porque o negócio ainda não comporta e pagar terceirização pode ter um custo elevado.
Então vamos entender o que é um BPO Financeiro, suas características e como ele pode te ajudar a crescer sem medo, cumprindo todas as obrigações inerentes à atividade empresarial.
O que é um BPO Financeiro
BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.
E para autônomos, micro e pequenas empresas que tem pouca ou nenhuma estrutura, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente solução para ter um processo de qualidade e seguro, sem ter que crescer fora do core business. Para empresas maiores e mais complexas, em função da alta demanda e da burocracia, se torna imperativo contar com um ou mais parceiros especialistas em demandas financeiras e contábeis.
Quais são as entregas de um BPO Financeiro?
Nesta primeira fase, o prestador de serviço mergulha na vida financeira e contábil da empresa, conhecendo os processos, vendo o histórico de transformação do negócio e todas as tarefas administrativas necessárias. Conhece os sistemas utilizados e as pessoas envolvidas na operação – se for uma empresa maior – e conversa com o empreendedor para entender o momento e as expectativas em relação ao trabalho. Esta etapa deve acontecer somente após o contrato assinado, sob risco de problemas quanto a conflito de interesses e segurança da informação.
O objetivo é entender o cenário e propor mudanças no processo que respondam às necessidades e expectativas do empreendedor que contratou o serviço. Ferramentas, sistemas, métricas, controles, acompanhamento diário, mensal e anual são definidos nesta etapa, bem como os relatórios gerenciais que serão entregues nos tempos determinados.
Na prática esse onboarding acontece apenas uma vez e, realizar ele com qualidade, é fator determinante para o sucesso da parceria. Como o ditado diz “combinado não sai caro”.
Manutenção da operação
Essa etapa é o coração do BPO Financeiro porque é o dia a dia. São as rotinas e como são executadas pelo parceiro, atendendo as obrigações legais e burocráticas e gerando informação estratégica para a tomada de decisão na empresa. De maneira geral, o que é realizado nesta etapa, são fluxos contínuos de trabalho, muitos deles mediados por tecnologia que garante segurança e agilidade de processo. Conheça alguns:
- controle de contas a pagar e receber;
- identificação, validação e armazenamento digital de documentos;
- conciliação bancária;
- elaboração do fluxo de caixa e demais demonstrações financeiras;
- análise das informações gerenciais e indicadores.
Que cuidados deve se ter com a terceirização BPO Financeiro?
Como toda relação profissional, é importante tomar todos os cuidados legais para ter segurança jurídica e a melhor experiência. Aqui segue uma relação de cuidados que devem ser tomados e que vão garantir o sucesso da operação do BPO Financeiro:
- Garantir a segurança dos dados da empresa através de um ambiente único e integrado
- Estipular um processo de comunicação claro e direto, seguindo rituais específicos para cada tema
- Ser transparente nas informações não misturando temas que não se relacionam
- Criar processo de validação do fluxo financeiro em mais de um nível, garantindo a segurança dos valores em conta pessoa jurídica
Quais são os serviços de um BPO Financeiro?
Obviamente cada empresa tem um determinado porte, especificidades e necessidades quando terceiriza através de um BPO Financeiro. Por isso é decisivo entender qual o seu cenário antes de contratar o serviço. Em linhas gerais, os serviços agregados mais comuns são:
- Conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio.
- Gerenciamento de pagamentos de fornecedores,
- Lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira
- Outras atividades inerentes ao processo de BPO Financeiro:
- Elaboração do fluxo de caixa;
- Gestão de indicadores;
- Análise de crédito;
- Gestão de documentos.
Quais são as vantagens de optar pela terceirização com BPO Financeiro?
Os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas normalmente tem uma estrutura muito enxuta e focada no negócio. Os donos – empreendedores – são de diversos ramos de atividade – médicos, engenheiros, publicitários, profissionais de marketing, psicólogos, entre outros – e, a não ser que tenham uma segunda formação em finanças, não tem competência técnica para dominar e fazer deste tema uma coisa simples. Além disso, não há tempo para rotinas que normalmente são diárias e burocráticas.
Em linhas gerais, as vantagens para terceirizar a gestão financeira são as mesmas do que quando se terceiriza a contabilidade, por exemplo. E sempre que essas duas expertises estão juntas, a empresa tem a ganhar. As principais vantagens de terceirizar o BPO Financeiro são:
tecnologia apropriada com custo justo;
- profissionais especializados fora da folha de pagamento;
- inviabilidade de ter um setor para essa atividade;
- suporte legal em questões financeiras, tributárias, administrativas, de pessoas
- possibilidade de atuar 100% no core business, recebendo informações gerenciais de qualidade diariamente
Esta é uma visão geral dos serviços de BPO Financeiro, mas os serviços prestados a cada cliente, podendo ser reduzidos ou ampliados de acordo com as suas necessidades.
12
Fornecedores profissionais
4630
Casos anuais
Contrate um profissional e elimine a preocupação sobre impostos.
Contrate um profissional e elimine a preocupação comas finaças
Contrate um profissional e elimine a preocupação com as obrigações assessorias
BPO CONTÁBIL
BPO Contábil é a terceirização dos seus serviços contábeis
Nosso parceiro BPO Contábil, é um escritório especializadfos na terceirização de serviços;
- Cotábeis
- Fiscais
- Departamento Pessoal
Ele utiliza os mais modernos sistemas para atende-los com qualidade e eficiencia.
Pode atender inclusive clientes on line
Possui profissionais com larga experiencia no ramo contábil, fiscal e de departamento pessoal.
Conta com assessoria jurídíca para auxilia-lo na abertura da sua empresa.
12
Fornecedores profissionais
4630
Casos anuais
Contrate um profissional e elimine a preocupação ao declarar seus impostos.
Contrate um profissional e elimine a preocupação ao declarar seus impostos.
Contrate um profissional e elimine a preocupação ao declarar seus impostos.
HOLDINGS FAMILIARES
Solução do mundo corporativo, uma holding familiar pode ajudar em questões de herança e sucessão, bem como reduzir pagamento de impostos de maneira legal.
Holding Familiar, o que é?
Propriedades, empresas, investimentos: quantas pessoas possuem bens que vão ficar para a família, como herança? Só em 2021, foram lavradas mais de 219 mil escrituras, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil. Mas existem maneiras e maneiras de se fazer isso, e uma das formas mais organizadas de resolver problemas de sucessão é utilizando uma holding familiar.
Uma estratégia do mundo corporativo, as holdings começaram a ser usadas no universo familiar há algumas décadas a fim de proteger o patrimônio, como forma de evitar brigas ou porque a tributação para transmissão dos bens é menor do que em uma herança tradicional.
Mas quais as vantagens e desvantagens de ter uma holding familiar? E qual o passo a passo para abrir uma? Veja, a seguir, como funciona uma holding familiar e em quais casos vale a pena manter esse tipo de estrutura.
O que é holding e para o que serve?
Em uma só palavra, uma holding é uma empresa. Mas também é mais que isso: normalmente, uma holding é uma forma de grupos econômicos unirem forças e criarem uma estrutura de gestão que consiga cuidar de uma empresa ou de uma grande quantidade de atividades.
Quais são os tipos de holding?
Existem basicamente dois tipos de holdings:
Holding pura
A holding pura tem como única finalidade a participação em outras sociedades ou empresas.
Holding mista
Já a holding mista, além da participação em outras sociedades, tem fins lucrativos. Ou seja, o objetivo é gerar retorno financeiro aos seus participantes.
O que é holding familiar?
Uma holding familiar é uma empresa criada para controlar e cuidar do patrimônio de pessoas de uma família. O principal objetivo é buscar o melhor aproveitamento dos bens familiares e otimizar o pagamento de impostos.
Entre as propriedades que podem ser administradas estão:
- imóveis;
- automóveis;
- valores mobiliários;
- contas correntes;
- investimentos;
- cotas ou até mesmo empresas inteiras.
A lógica por trás da holding familiar é simples: em vez dos bens pertencerem a uma única pessoa e serem transmitidos por herança, sujeitos ao Imposto de Transmissão por Causa Mortis ou Doação (ITCMD), o patrimônio de toda a família pertence à empresa.
Assim, diante de uma herança por morte, não é necessário pagar imposto de sucessão dos bens – só da participação dessa pessoa dentro da holding familiar.
Como funciona uma holding familiar?
A holding familiar funciona como uma facilitadora na hora de gerenciar os bens de uma família. Isso auxilia, também, nas questões tributárias e na organização financeira do patrimônio como um todo.
Esse formato e estratégia começou a se tornar popular quando líderes de famílias começaram a perceber problemas nos procedimentos de sucessão. Muitas famílias começaram a identificar perdas de patrimônio ao longo das gerações por conta de conflitos familiares e também por questões tributárias.
Assim, surgiu a ideia de criar uma empresa que pudesse cuidar dos bens da família – e essa holding pode ou não ser tocada por um membro da família.
Em alguns casos, em famílias muito abastadas ou de tamanho grande, é comum que a gestão da holding familiar seja feita por profissionais.
Já em famílias com menos posses, a gestão dos ativos é conduzida pelo fundador, que se torna responsável por cuidar dos imóveis, investimentos e empresas, além de programar a divisão do patrimônio no futuro.
Qual é a diferença de uma holding patrimonial e uma holding familiar?
Uma holding patrimonial é formada para cuidar do patrimônio de diferentes pessoas, que normalmente não são da mesma família.
Já uma holding familiar é voltada apenas para membros de uma mesma família, ou, no máximo, descendentes de uma mesma pessoa – que podem até ter sobrenomes diferentes.
Imagine que você e dois amigos decidem empreender juntos. Uma das formas de administrar essa empresa é criar uma holding patrimonial para lidar com a gestão dos bens e direitos da companhia de maneira profissional.
Quais são as vantagens de ter uma holding familiar?
Há inúmeras vantagens para quem pretende ter ou construir uma holding familiar, sempre com o foco de manter o patrimônio da família ao longo dos anos e gerações, bem como expandi-lo, se for possível. Confira algumas abaixo:
Sucessão
O principal benefício da holding familiar é auxiliar na forma como acontece a sucessão familiar. Muitas vezes, brigas e conflitos acontecem por disputas de um determinado bem dentro da família.
Com a holding familiar, esse tipo de problema deixa de existir, uma vez que os bens são divididos por todos, de acordo com sua participação dentro da própria empresa.
Além disso, a família sempre pode especificar quais são os herdeiros que ocuparão cargos importantes na administração da holding, criando um roteiro com inúmeras possibilidades no caso da sucessão ou morte de pessoas.
Planejamento tributário
Outro fator que pode ser positivo é o planejamento tributário. O Imposto de Renda, por exemplo, tem alíquotas maiores para pessoas físicas em relação a uma holding familiar. Vale lembrar que esse tipo de estrutura é perfeitamente legal e dentro da lei.
fonte: https://blog.nubank.com.br/holding-familiar/
12
Fornecedores profissionais
4630
Casos anuais
Agilidade
A rapidez para tomada de decisão também é uma das vantagens das holdings familiares. Questões de relacionamento podem ser substituídas por base jurídica e organização para entender como ficam os ativos caso um imprevisto aconteça.
Litígio
Desentendimentos familiares podem afetar muito os bens de uma família, mas quando existe uma holding familiar, a divisão fica muito mais clara.
Isso acontece porque não há disputas sobre este ou aquele patrimônio, mas sim uma divisão de cotas da holding, previamente conhecidas por todos.
Assim como tudo, uma holding familiar também tem algumas desvantagens, especialmente se essa estrutura não for criada de forma profissional.
Consultoria
As leis tributárias são complexas. Estamos aqui para ajudá-lo a lidar com tudo.
Nossos profissionais tem larga experiencia em diversas áreas da gestão
- Contábil
- Financeira
- Custos
- Departamento Pessoal
- Jurídico
- Cálculso Periciais (Assistente Técnico)
- Valuation
- Viabilidade do Negócio
12
Fornecedores profissionais
4630
Casos anuais
Conte conosco para fazer o Valuation do seu negócio. Seja para venda, para compra, para disputas societárias, e em todos os campos em que se aplica o Valuation
Temos profissionais com atuação de muitos anos como peritos contábeis em diversas áreas, como Varas Cíveis, Justiça Federal. Nosso trabalho agora é focado na assistência técnica contábil
Advogados especilaidos poderão auxilia-lo tanto na elaboração do seu contrato social, como assessora-lo em qualquer tipo de contrato, inclusive para a constituição da sua Holding Familiar